ZAPPIANDO

Em 28 de junho de 1976, entrava no ar uma novela diferente das que a Rede Globo costuma apresentar no horário das seis, ” O Feijão e o Sonho”. A novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, uma adaptação da obra homônima de Orígenes Lessa, se diferenciava das anteriores ambientadas em séculos passados.

A obra contava a história do sonhador poeta Juca (Cláudio Cavalcante), que queria viver de sua poesia, à contragosto de sua mulher, Maria Rosa (Nívea Maria). Porém, seus rendimentos escrevendo para  jornais e dando aulas para alunos que não podiam lhe pagar eram inferiores às despesas da família. Pelos problemas financeiros, Juca se rende às azucrinações da esposa e arruma um outro emprego, deixando seu sonho de lado.

Veja o vídeo com cenas da novela:

A história se divide em quatro fases da vida do casal e se passa em ambiente diferentes. Inicia-se em 1925, quando o casal se conhece, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Entre os anos de 1925 e 1927, se passa no bairro paulistano do Bixiga. Em 1937, na cidade catarinense de Capinzal. E a última fase, se dá entre os anos de 1946 e 1947, novamente na capital paulista.

As gravações das diferentes fases também foram feitas em lugares diferentes. Embora a maior parte da história se passe em São Paulo, as cenas eram gravadas em cidades do Estado do Rio de Janeiro. Para as duas primeiras, foram escolhidas as cidades de Conservatória e Itacuruçá, respectivamente. A terceira, tomou como locação uma vila de agricultores próxima à Conservatória. E a São Paulo da última fase era na verdade a capital carioca, com cenas gravadas em ruas do Jardim Botânico e no Centro. Devido a um incêndio que destruiu parte das instalações da Rede Globo, em junho daquele ano, as cenas de interior foram gravadas nos estúdios da TV Educativa.

 

Vídeo: Youtube

Siga o Zappiando no twitter.com/Blog_Zappiando. Curta a nossa página no Facebook.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: