ZAPPIANDO

*Por Nilson Xavier

O ano, eu não lembro ao certo, porque era pequeno. Não sei se foi em 1978 ou 1979, acompanhei à tarde à reprise da novela Carinhoso, originalmente apresentada em 1973. Minhas memórias sobre esta novela são poucas. Mas lembro que era romântica com alguns dos atores mais consagrados da época fazendo algo do tipo “troca-troca de pares”: Marcos Paulo, Regina Duarte, Herval Rossano, Débora Duarte, Claudio Marzo, Rosamaria Murtinho, Claudio Cavalcanti, Lucia Alves, Fulvio Stefanini. Todos devem ter flertado entre si pelo menos uma vez! [ironia mode on!].

Não era uma comédia romântica, como de praxe entre as novelas do horário das 7 no início dos anos 70. Era um drama. E como Regina Duarte – perfeita para este tipo de papel – sofria! Sofria por amor “à espera de um homem carinhoso” – como o narrado nas cenas do próximo capítulo. Amava o namoradinho de infância, um playboy inconsequente, interpretado por Marcos Paulo, e nem percebia o amor platônico do irmão certinho dele, Claudio Marzo. Desiludida amorosamente, se entregou em casamento ao pretendente gringo vivido por Herval Rossano. Mas foi infeliz, claro!

Veja o vídeo com cenas da novela

Do outro lado da história, outro quadrilátero amoroso: Fulvio Stefanini amava Rosamaria Murtinho, que amava Claudio Cavalcanti, que amava Lucia Alves… A novela fez muito sucesso, mas o próprio autor, Lauro César Muniz – em sua primeira novela na Globo – reconhece que em nada agregou, pois foi feita sob encomenda, para aproveitar o sucesso popular de Regina Duarte. Uma trama simplista, digna de romance tipo “Sabrina” – que aliás era o nome do filme no qual Lauro se baseou para escrever a novela.

Veja a abertura

Vídeos: Youtube

* Nilson Xavier é criador do site Teledramaturgia e autor do livro “Almanaque da Telenovela Brasileira”. Recentemente lançou também o Blog Noveludo.

Esta coluna é publicada todos os finais de semana no Zappiando.

Siga o Zappiando no twitter.com/Blog_Zappiando. Curta a nossa página no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: